Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Dickie - artworld

É a estrutura institucional em que o objeto se acha exibido que designa o que é arte ou não?

Filosofia da Arte ou Estética
Tema: Artworld
Filósofo: George Dickie (1926 –)
Obra: Art and the Aesthetic (1974)

Biografia

George Dickie (1926) é professor emérito de Filosofia na Universidade de Illinois, Chicago. É autor de diversos livros sobre Estética e Arte.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


A Fonte - Duchamp
http://adriarteetcetal.blogspot.com/2011/04/o-que-um-urinol-masculino-estaria.html
Acesso em 24 de janeiro de 2012

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Art and the Aesthetic (1974)

Usarei o termo (...) “mundo-arte” (artworld) para referir a ampla instituição social na qual as obras de arte têm o seu lugar. (...)
As instituições associadas com o teatro variaram de época para época: no começo eram a religião e o estado gregos; na época medieval, a Igreja; mais recentemente, a iniciativa privada e o estado (teatro nacional). O que permaneceu constante em sua identidade através dos tempos é o próprio teatro como maneira estabelecida de operar e comportar-se. (...) O comportamento institucionalizado ocorre de ambos os lados das luzes da ribalta: tanto os atores como a audiência se acham envolvidos em levar adiante a instituição do teatro. (...) Quando chamo o mundo-arte uma instituição estou dizendo que é uma prática estabelecida. (...)
O teatro é somente um dos sistemas no interior do mundo-arte. (...) Duchamp e seus amigos conferiram o status de arte a rady-mades (urinóis, cabides, pás-de-neve), e quando refletimos sobre seus feitos notamos um tipo de ação que até agora passou despercebida e sem apreciação – a ação de conferir o status de arte.
Os pintores e escultores empenharam-se desde sempre na ação de conferir este status aos objetos que criam. Todavia, enquanto os objetos criados eram convencionais dado o paradigma da época, os próprios objetos e as fascinantes propriedades em exibição eram o foco da atenção não só dos espectadores e críticos mas também dos filósofos da arte. Quando um artista de uma época pretérita pintava uma tela fazia algumas (ou todas) destas coisas: figurava um ser humano, retratava um certo homem, cumpria uma encomenda, trabalhava para seu sustento e assim por diante. Além disso, agia também como um agente do mundo-arte e conferia o status de arte à sua criação. (...) Como obras de arte, os ready-mades de Duchamp podem não ser de grande valia, mas como exemplos de arte são muito valiosos para a teoria da arte. (...)
Não penso que haja qualquer razão para a existência de um tipo especial de apreciação estética.
Tudo o que é significado por “apreciação” na definição é algo como “ao experimentar as qualidades duma coisa achamo-las meritórias ou valiosas”, e este significado aplica-se geralmente tanto dentro como fora do domínio da arte (...); o único sentido em que existe uma diferença entre a apreciação da arte e a apreciação da não-arte é que as apreciações têm diferentes objetos. É a estrutura institucional em que o objeto de arte se acha encaixado que marca a diferença.

Dicionário Filosófico

Ready Made - refere-se ao uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à ideia. O ready-made se caracteriza por uma operação de sentido que faz retornar o literário ao problema da arte, contrariando a ênfase modernista na forma do objeto artístico.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 - Qual é o termo que Dickie usa (em português e em inglês) para referir a ampla instituição social na qual as obras de arte têm o seu lugar?
2 - "As instituições associadas com o teatro variaram de época para época". Faça a relação:
(A) Antiguidade                  (   ) Iniciativa Privada e o Estado
(B) Medieval                       (   ) Igreja
(C) Modernidade                 (   ) Ágora na Cidade-Estado Grega
3 - "O comportamento institucionalizado ocorre de ambos os lados das luzes da ribalta: tanto os atores como a audiência se acham envolvidos em levar adiante a instituição do teatro." Portanto, Dickie chama de mundo-arte uma instituição onde:
(   ) existe uma prática estabelecida         (   ) existe uma teoria estabelecida
4 - Um artista do passado quando pintava uma tela qual das alternativas abaixo não era atividade que desenvolvia;
(   ) retratava algo      
(   ) sua obra poderia ser encomendada      
(   ) sua economia vinha deste trabalho
(   ) realizava a medição com a indústria cultural
5 - Qual é a marca que diferencia os objetos quanto à apreciação da arte e à apreciação da não-arte?
(  ) É a base conceitual em que o objeto de arte se acha definido.
(  ) É a estrutura institucional em que o objeto de arte se acha encaixado.
6 - (ENEM-2017)
TEXTO I
Roda de Bicicleta - Duchamp

TEXTO II
Ao ser questionado sobre seu processo de criação de ready-mades, Marcel Duchamp afirmou:
— Isto dependia do objeto; em geral, era preciso tomar cuidado com o seu look . É muito difícil escolher um objeto porque depois de quinze dias você começa a gostar dele ou a detestá-lo. É preciso chegar a qualquer coisa com uma indiferença tal que você não tenha nenhuma emoção estética. A escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto.
CABANNE, P.Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987 (adaptado).

Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em:
a) designar ao artista de vanguarda a tarefa de ser o artificie do século XX.
b) considerar a forma dos objetos como elemento essencial da obra de arte.
c) revitalizar de maneira radical o conceito clássico do belo na arte.
d) criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.
e) atribuir aos objetos industriais o status de obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário