Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Nietzsche - eterno retorno

Você gostaria que a sua vida, como a vives agora, se repita inúmeras vezes?

Filosofia da Moral ou Ética
Tema: o eterno retorno
Filósofo: Nietzsche (1844 – 1900)
Obra: A Gaia Ciência (1882)

Biografia

Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) foi um influente filósofo alemão do século XIX e um dos que mais influenciou o pensamento contemporâneo.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros




Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

A Gaia Ciência (1882)

O que aconteceria se, um dia ou uma noite, um demônio se esgueirasse furtivamente na mais solitária das tuas solidões e te dissesse: “Esta vida, assim como a vives agora e a vivestes, terás de vivê-la novamente infinitas vezes e nela não haveria nada de novo, mas retornarão a ti cada dor e cada prazer, cada pensamento e suspiro, cada coisa indizivelmente pequena ou grande da tua vida, e tudo na mesma sequência e sucessão, como esta aranha e este luar por entre os ramos e também este instante e eu mesmo. A eterna ampulheta da existência será novamente virada e tu com ela, grão de poeira!”.
Não te lançarias ao chão, rangendo os dentes e maldizendo o demônio que assim te falou? Ou então, talvez tendo vivido alguma vez um instante tão imenso, seria esta a tua resposta: “Tu és um Deus e nunca ouvi nada mais divino?”.
Se esse pensamento ganhasse poder sobre ti, assim como és agora, ele te faria sofrer uma metamorfose e talvez te triturasse. A pergunta para qualquer coisa – “Queres isso mais uma vez e ainda inúmeras vezes?”, – pesaria sobre o teu modo de agir como o maior dos pesos! Ou, então, quanto terias que amar a ti mesmo e à vida, para não desejar nada mais que esta última e eterna confirmação, esta chancela?

Dicionário Filosófico

Eterno retorno – se num processo que se faz recorrente nada acontece por acaso, tudo deve se repetir.

Surgir, desenvolver, declinar e extinguir; será este o ciclo eterno da vida?
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/baldung/ages/ages-man-graces.jpg
Acesso em: 20 de janeiro de 2012

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

Para que construamos uma vida na qual desejamos que se repita inúmeras vezes, amando o destino, afirmando-o, aceitando todos os aspectos da vida, vamos escrever nossos objetivos para os próximos dez anos e registrar neste site:
https://www.futureme.org/
Lutemos para concretizá-los superando e vivendo todas as adversidades. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário