Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Piaget - autonomia moral

Como e quando a criança chegará à autonomia moral propriamente dita?

Filosofia da Moral ou Ética
Tema: a autonomia
Filósofo: Piaget (1896 – 1980)
Obra: O Juízo Moral da Criança (1932)

Biografia

Piaget (1896 - 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Piaget - Desenvolvimento da Moralidade Infantil - Descomplica Professor - #8

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

O Juízo Moral na Criança (1932)

Os resultados obtidos no decorrer de nosso estudo do realismo moral confirmam aqueles de nossa análise das regras do jogo de bolinhas: parece existir na criança duas morais distintas. (...) É possível, além disso, notar a existência de uma fase intermediária. O primeiro destes processos é a coação moral do adulto, coação que resulta na heteronomia e, consequentemente, no realismo moral. O segundo é a cooperação, que resulta na autonomia. Entre os dois, podemos distinguir uma fase de interiorização e de generalização das regras e das ordens.
A coação moral é caracterizada pelo respeito unilateral. (...) Toda ordem, partindo de uma pessoa respeitada, é o ponto de partida de uma regra obrigatória. (...) A obrigação de dizer a verdade, de não roubar etc. (...) São ordens devidas ao adulto e aceitas pela criança. Por consequência, esta moral do dever, sob sua forma original, é essencialmente heterônomo. O bem, é obedecer à vontade do adulto. O mal, é agir pela própria opinião. Certamente, as relações da criança com os pais não são apenas relações de coação, há uma afeição mútua espontânea que impele a criança, desde o princípio, a atos de generosidade e mesmo de sacrifício, a demonstrações comoventes que não estão absolutamente prescritas. Aí está, sem dúvida nenhuma, o ponto de partida daquela moral do bem que veremos desenvolver-se à margem daquela do dever e que triunfará completamente em alguns indivíduos. (...)
Depois vem uma fase intermediária. A criança não obedece mais somente às ordens do adulto, mas à regra em si própria, generalizada e aplicada de maneira original. Num dado momento, a criança acha que a mentira é má em si, e, mesmo que não a puníssemos, não deveria mentir. Existe aí, seguramente, um efeito de inteligência, que trabalha por meio das regras morais como de todos os dados, generalizando-os e diferenciando-os. (...)
Como a criança chegará à autonomia propriamente dita? Vemos surgir o sinal quando ela descobre que a veracidade é necessária nas relações de simpatia e de respeito mútuos. Com efeito, há autonomia moral, quando a consciência considera como necessário um ideal, independente de qualquer pressão exterior. (...) A autonomia só aparece com a reciprocidade, quando o respeito mútuo é bastante forte, para que o indivíduo experimente interiormente a necessidade de tratar os outros como gostaria de ser tratado.

Dicionário Filosófico

Autonomia - do grego, autos, por si só, mais nomós, lei, regra. Confunde-se com o conceito de liberdade, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas próprias decisões, com base na razão.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – “Os resultados obtidos no decorrer de nosso estudo do realismo moral confirmam aqueles de nossa análise das regras do jogo de bolinhas: parecem existir na criança duas morais distintas.” Quais são as duas morais encontradas por Piaget em seus estudos? 
2 – “É possível, além disso, notar a existência de uma fase intermediária.” O que acontece com a criança nesta fase? 
3 – Faça a relação: 
      (A) Heteronomia                  (    ) cooperação 
      (B) Autonomia                     (    ) coação moral 
4 – Como é caracterizada a coação moral? O que isto quer dizer? 
5 – Qual é o ponto de partida da moral do bem que veremos desenvolver-se à margem daquela do dever e que triunfará completamente em alguns indivíduos? 
6 – O que acontece com a criança na fase intermediária? Dê um exemplo. 
7 – Como a criança chegará à autonomia propriamente dita? 
8 – Quando a criança atingirá a autonomia moral? 
9 – Quando a autonomia aparecerá em nós? 
10 – O que é, então, a autonomia? 
11 - Relate aqui uma ação moral autônoma que você praticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário