Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Bachelard - espírito científico

Quais são as características do espírito científico?

Filosofia das Ciências
Tema: o espírito científico
Filósofo: Bachelard (1884 - 1962)
Obra: A formação do espírito científico (1937)

Biografia

Gaston Bachelard (1884 – 1962), foi um filósofo e poeta francês que estudou sucessivamente as ciências e a filosofia. Seu pensamento está focado principalmente em questões referentes à filosofia da ciência.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Richard Dawkins - Inimigos da Razão - Parte 1
Enviado em 02/07/2011

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

A formação do espírito científico (1937)

Tanto em sua necessidade de acabamento quanto em seu princípio, a ciência se opõe radicalmente à opinião. Se, em algum ponto particular, ela chega a legitimar a opinião, é por razões diferentes daquelas que fundam a opinião; sendo assim, de direito, a opinião está sempre errada. A opinião pensa mal; ela não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos por sua utilidade, ela se impede de conhecê-los. Nada pode ser fundado na opinião; principalmente e, primeiramente, é preciso destruí-la. A opinião é o primeiro obstáculo a ultrapassar. Não bastaria, por exemplo, retificá-la em alguns pontos particulares e manter, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico nos proíbe de ter uma opinião sobre questões que não compreendemos, sobre questões que não sabemos formular claramente. Antes de mais nada, é preciso sabermos colocar problemas. O sentido do problema é, precisamente, a marca do verdadeiro espírito científico. Para um espírito científico, todo conhecimento é uma resposta a uma questão. Se não houve questão, não pode haver conhecimento científico. Nada é óbvio. Nada é dado. Tudo é construído. 

Dicionário Filosófico

Espírito científico - É uma atitude do investigador que procura soluções sérias, através de métodos adequados, para o problema com que se confronta. Este espírito traduz-se numa mente crítica, objetiva e racional. A objetividade torna o trabalho científico impessoal, na medida em que qualquer outro investigador poderá repeti a mesma experiência e chegar ao mesmo resultado. (http://tmargarida.blogspot.com.br/2008/03/o-esprito-cientfico.html)

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo
1 - Segundo Bachelard, em uma palavra, o que se opõe radicalmente a ciência?
2 – A opinião está:
(     ) as vezes errada           (     ) as vezes certa             (     ) sempre errada             (     ) sempre válida
3 – Precisamos _________________ (construir / destruir / estimular) a opinião.
4 – A opinião é um _____________________ (obstáculo / estimulo / benefício) a ultrapassar.
5 – Podemos retificar, consertar, em alguns pontos particulares e manter a opinião?
                (     ) sim                                (     ) não
6 – De acordo com o filósofo o que se opõe a opinião?
(     ) o espírito científico                   (     ) o espírito artístico                      (     ) o espírito aventureiro
7 – “Antes de mais nada, é preciso sabermos colocar problemas.” “O sentido do problema é, precisamente, a marca do verdadeiro espírito científico.” Pesquise.
a) Em que hipótese se baseia a teoria do universo geocêntrico?
b) Conforme vistos da Terra, todos os planetas parecem periodicamente mudar de direção conforme cruzam o céu. Apesar de todas as estrelas e planetas parecerem se mover do leste para oeste de uma noite para outra em resposta à rotação da Terra, os planetas externos geralmente se deslocam lentamente para leste em relação às estrelas. Este movimento é normal para os planetas e é considerado um movimento direto. Entretanto, como a Terra completa sua órbita em um período mais curto que os planetas exteriores à sua órbita, periodicamente eles são ultrapassados pela Terra, como um carro mais rápido em uma via expressa com várias faixas. Quando isto acontece, o planeta que está sendo ultrapassado irá parecer parar seu movimento para leste, e então irá se movimentar para oeste. Então, conforme a Terra passa pelo planeta em sua órbita, ele parecerá voltar a seu movimento normal para o leste. (Wikipédia)
Clique na palavra "wikipédia" e responda qual é o problema que a teoria geocêntrica teve enorme dificuldade em resolver.
(     ) Movimento interestelar    (     ) Movimento de galáxias espirais    (     ) Movimento retrógrado aparente
8 - “Para um espírito científico, todo conhecimento é uma resposta a uma questão.” “Se não houve questão, não pode haver conhecimento científico. Nada é óbvio. Nada é dado. Tudo é construído.”


Em 1945, Arthur Clarke, na Revista Wireless World (Edição de outubro, página 305) questionou: Será que se colocarmos artefatos fora da atmosfera ganhamos uma cobertura de ondas eletromagnéticas que envolve todo planeta?
O que esta questão gerou em nossos dias e qual sua aplicação em nossas vidas?
9 - Coloque as letras "EC" para as características do espírito científico e as letras "SC" para as características do senso comum, da mera opinião:
(     ) imediatista             (     ) método rigoroso    (     ) superficial            (     ) evidências (observação)
(     ) medição objetiva   (     ) acrítico                  (     ) revisão/divulgação    (     ) pré-julgamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário