Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Durkheim - fatos sociais

Como devemos tratar os objetos de estudo da Sociologia?

Filosofia das Ciências
Tema: o fato social
Filósofo: Durkheim (1858 - 1917)
Obra: As Regras do Método Sociológico (1895)

Biografia

Émile Durkheim (1858 - 1917) é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coerção social.

Habilidade:
ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros


Publicado em 12 de ago de 2014
Zoom Poliedro: Foco no Enem. Aula de Sociologia ministrada pelo professor Daniel Gomes.

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

As Regras do Método Sociológico (1895)

Quando este livro surgiu pela primeira vez, provocou acesas controvérsias. (...)
Nossa afirmação de que os fatos sociais devem ser tratados como coisas – afirmação que constitui a base do nosso método – e, talvez, a que tem encontrado, entre todas, a maior oposição. Considerou-se paradoxal e indigna a assimilação das realidades do mundo social às realidades do mundo exterior. E, no entanto, tudo isso era um novo equívoco sobre o sentido e o alcance dessa semelhança, cujo objeto não é rebaixar as formas superiores do ser às suas formas inferiores, mas, pelo contrário, reivindicar para as primeiras um grau de realidade pelo menos igual àquele que toda gente reconhece nas segundas. Nós não dizemos, com efeito, que os fatos sociais são coisas materiais, mas sim coisas com o mesmo direito que as coisas materiais, ainda que de modo diferente.
Que é uma coisa? A coisa se opõe à ideia, como o que se conhece exteriormente ao que se conhece interiormente. É coisa todo objeto de conhecimento que não é naturalmente compenetrável à inteligência; tudo aquilo de que não podemos ter uma noção adequada por um simples processo de análise mental; tudo aquilo que o espírito só pode compreender sob a condição de sair de si mesmo por meio de observações e experiências, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e imediatamente acessíveis, aos menos visíveis e mais profundos. Tratar fatos de certa ordem como coisa não é, pois, classificá-los nesta ou naquela categoria do real, mas sim observar para com eles certa atitude mental. É abordar o seu estudo, partindo do princípio de que se ignore completamente o que são, e que suas propriedades características, do mesmo modo que as coisas desconhecidas de que dependem, não podem ser descobertas nem sequer pela introspecção mais atenta.

Dicionário Filosófico

Fato Social - consiste em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem. Só há fatos sociais onde houver organização definida . Há, por exemplo, certas correntes de opinião que nos levam, com intensidades desiguais segundo o tempo e os países, ao casamento, ao suicídio ou a uma natalidade mais ou menos forte; estes são, evidentemente, fatos sociais.


Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 - Qual é a base do método de estudo sociológico proposto por Durkheim?
( ) De que o fato social deve ser tratado como coisa
( ) De que o fato social deve ser tratado como natural
2 - De acordo com o texto assinale a única alternativa do que não é característica de uma coisa?
( ) Coisa é o que se opõe à ideia;
( ) Coisa é o objeto de conhecimento que não é naturalmente compenetrável à inteligência;
( ) Coisa é o que não podemos ter uma noção adequada por um simples processo de análise mental;
( ) Coisa é tudo aquilo que o espírito só pode compreender sob a condição de sair de si mesmo por meio de observações e experiências;
( ) Coisa é todo nosso pensamento quando estamos refletindo.
3 - A Sociologia ao estudar os fenômenos ou fatos sociais procura tratá-los como objeto. Das alternativas abaixo qual seria a que contém objetos de estudo típico da Sociologia?
( ) Depressão, ansiedade, baixa-estima, esquizofrenia
( ) Desigualdade social, trabalho, cidadania, cultura
( ) Energia, movimento, ondas, estagnação
( ) Imaginação, criatividade, genialidade, técnica
4 - Dos fatos sociais abaixo qual foi objeto de estudo de Durkheim?
( ) o linchamento ( ) a homofobia ( ) o suicídio ( ) os movimentos sociais
5 - De acordo com Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
( ) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
( ) Generalizados, expressivos e naturais.
( ) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
( ) Coercitivos, naturais e expressivos.
6 - (FGV, RJ, 2009) Durkheim é considerado um dos fundadores da Sociologia que tornou-se uma ciência moderna surgiu e se desenvolveu juntamente com o avanço do capitalismo. Neste sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da Sociologia, considere as afirmativas a seguir.
I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a modificação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.
III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação como recurso de produção do conhecimento.
IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das Ciências Naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.
Estão corretas apenas as afirmativas: 
A) II e III 
B) I e III 
C) II e IV 
D) I, II e IV 
E) I, III e IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário