Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Nietzsche - amor fati

Como devo conduzir minha vida?

Filosofia da Moral ou Ética
Tema: o amor fati
Filósofo: Nietzsche (1844 - 1900)
Obras: A Gaia Ciência (1882) e Ecce Homo (1888)

Biografia
Nietzsche, F. (1844 - 1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão. Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Benito di Paula - Do jeito que a vida quer (1976) 
Músico Eclético - Publicado em 9 de mar de 2014
Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

A Gaia Ciência (1844)
(Livro IV, aforismo 276)
Hoje cada um se permite exprimir seu desejo, seu mais caro pensamento; assim eu vou dizer o que desejo hoje de mim mesmo, e qual foi o primeiro pensamento que preencheu meu coração este ano, um pensamento que deve ser a razão, a graça e a suavidade de toda a minha vida! Eu quero aprender cada vez mais a considerar a necessidade das coisas como o belo em si – assim, eu serei um daqueles que tornam as coisas belas, amor fati: que seja este de agora em diante o meu amor! Eu não vou fazer guerra contra o feio, eu não o acusarei mais, eu não acusarei nem mesmo os acusadores. Suspender o olhar, que esta seja minha única forma de negar. Eu não quero, a partir desse momento, ser outra coisa senão pura afirmação.
Ecce Homo (1888)

Minha fórmula para a grandeza no homem é amor fati: nada querer diferente, seja para trás, seja para frente, seja em toda eternidade. Não apenas suportar o necessário, menos ainda ocultá-lo – todo idealismo é mendacidade ante o necessário - mas amá-lo.

Dicionário Filosófico
Amor fatié uma expressão latina que significa “amor ao destino”, “amor ao fado”. Na filosofia de Nietzsche, significa ou trata-se de aceitação integral da vida e do destino humano mesmo em seus aspectos mais cruéis e dolorosos – aceitação que só um espírito superior é capaz.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Qual é o desejo de Nietzsche e que foi o primeiro pensamento que preencheu seu coração naquele ano?
(   ) aprender cada vez mais a considerar a necessidade das coisas como o belo em si
(   ) aprender cada vez menos a considerar a necessidade das coisas como o belo em si
2 – A partir da resposta acima qual é, então, o novo amor do filósofo alemão?
(   ) o destino da vida               (   ) a vida planejada                (   ) a vida comedida
3 – Nietzsche diz que suspender o olhar será sua única forma de negar a vida e que adotará a partir desse momento...
(   ) a afirmação da vida           (   ) a suspensão da vida          (   ) a idealização da vida
4 – Qual é a expressão latina utilizada por Nietzsche para designar a grandeza no homem?
5 – De acordo com o dicionário filosófico o que isto (a resposta acima) significa?
6 – Para vivermos intensamente o que a vida nos oferece não devemos apenas suportar o necessário, menos ainda ocultá-lo, mas _________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário