Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Chalmers - epistemologia

O que é ciência, afinal?

Filosofia das Ciências
Tema: ciência
Filósofo: Chalmers, A. F. (1939)
Obra: O que é ciência, afinal? (1976)

Biografia

Chalmers A. F. – Nasceu na Inglaterra, em 1939. Seu principal interesse de pesquisa é a filosofia da ciência e é autor do livro best-seller “O que é ciência, afinal?” que foi traduzido para muitas línguas.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Beakman e o método científico

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

O que é ciência, afinal (1976)
Nos tempos modernos, a ciência é altamente considerada. Aparentemente há uma crença amplamente aceita de que há algo de especial a respeito da ciência e de seus métodos. A atribuição do termo “científico” a alguma afirmação, linha de raciocínio ou peça de pesquisa é feita de um modo que pretende implicar algum tipo de mérito ou um tipo especial de confiabilidade. Mas o que é tão especial em relação à ciência? O que vem a ser esse “método científico” que comprovadamente leva a resultados especialmente meritórios ou confiáveis? (...)
Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. A ciência é baseada no que podemos ver ouvir, tocar etc. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas não têm lugar na ciência. A ciência é objetiva. O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente. (...)
O meu próprio relato da relação entre as teorias físicas e o mundo baseia-se em duas características muito gerais da física desde Galileu. Uma é que a física envolve experimentação, o que me dá uma base para rejeitar o instrumentalismo. A outra é o fato da física ter experimentado mudanças revolucionárias, um fator que constitui parte da base para a minha crítica da aplicabilidade da teoria da verdade da correspondência à física.

Dicionário Filosófico

Epistemologia - é o ramo da filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Em sentido mais restrito, refere-se às condições sob as quais se pode produzir o conhecimento científico e dos modos para alcançá-lo, avaliando a consistência lógica de teorias.

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – “Nos tempos modernos, a ciência é altamente considerada. Aparentemente há uma crença amplamente aceita de que há algo de especial a respeito da ciência e de seus métodos.” Enumere as etapas do método e técnica de pesquisa científica.
(  ) Divulgação em revistas científicas
(  ) Análise dos resultados da pesquisa e conclusão
(  ) Tabulação dos dados
(  ) Testar através de experiências
(  ) Propor uma hipótese
(  ) Elaboração do questionamento (problema) principal
2 – Faça a relação:
(A) Ciência
(B) Filosofia
(C) Religião
(D) Artes
(  ) Criação / imaginação
(  ) Fé / crença
(  ) Discurso racional justificado
(  ) Conhecimento provado
3 – “As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. A ciência é baseada no que podemos ver ouvir ou tocar”. Portanto, astronomia, física, química e biologia são ciências:
(  ) abstratas (    ) empíricas (    ) idealizadas
4 – Consequentemente, o conhecimento científico é confiável porque é um:
(  ) conhecimento objetivo 
(  ) conhecimento subjetivo 
(  ) conhecimento especulativo 
5 – Quais são as duas características muito gerais da física desde Galileu que tem relação entre as teorias físicas e o mundo?
(  ) A experimentação e a passagem por mudanças revolucionárias
(  ) A pura abstração e a manutenção de saberes consagrados do passado
6 – Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisas.
Em 1814 o alemão Fraunhofer repetiu a experiência clássica feita no final dos anos 1600 por Isaac Newton permitindo que um feixe de luz solar atravessasse um prisma. A diferença na experiência de Fraunhofer estava no fato de que o espectro resultante, que aparecia com as cores do arco-íris, era submetido a uma grande ampliação.
Uma surpresa aguardava Fraunhofer. Ao ampliar a imagem obtida ele descobriu que o espectro solar mostrava centenas de linhas escuras e finas. A estas linhas escuras e finas damos o nome de linhas espectrais.
Atualmente existem estudos para viabilizar uma exploração humana ao planeta Marte. Com o uso do espectrômetro sabemos a composição química da atmosfera marciana. 
a) Pesquise quais são os três componentes químicos mais comuns da atmosfera marciana?

b) Portanto, com esta composição química da atmosfera marciana seria possível uma futura colonização?
(  ) Sim          (  ) Não
7 – (Vestibular) A ciência moderna sofreu mudanças em relação à ciência na antiguidade. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas mudanças.
(  ) Submissão do saber ao conhecimento teórico, tornando irrelevante a sua aplicação prática. 
(  ) Subordinação da razão à fé religiosa, valorizando a concepção de verdade como revelação. 
(  ) Valorização do saber experimental, visando o controle e a transformação da natureza. 
(  ) Valorização da ideia de cosmo fechado grego e da transcendência medieval. 
(  ) A ideia de o homem ser uma partícula do cosmo, isento de responsabilidade pelas suas escolhas.
8 - O que é epistemologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário