Wellington Sversut - Bauru - Brasil

Ockham - navalha de Ockham

Diante de um fenômeno com duas ou mais teorias para explicá-las, qual escolher?

Filosofia das Ciências
Tema: navalha de Ockham
Filósofo:  Guilherme de Ockham (1285 - 1347)
Obra: Noção do Conhecimento ou Ciência 

Biografia

Ockham (1285- 1347) - foi um frade franciscanofilósofológico e teólogo escolástico inglês, considerado como o representante mais eminente da escola nominalista.

Habilidade: ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registros

Neil deGrasse Tyson - Matéria e Energia Escura
Emanuel de Souza - 27/06/2012

Habilidade: ler textos filosóficos de modo significativo

Noção do Conhecimento ou Ciência (scientia em latim: saber, conhecimento)

Passando a expor à Filosofia natural de Aristóteles, começarei pelo primeiro livro da Física. (...)
Primeiro, portanto, devemos ver o que é a ciência em geral; em segundo lugar, cumpre estabelecer algumas distinções a respeito do termo “ciência”; em terceiro lugar, é preciso inferir certas conclusões do que se vai dizer; por último, falaremos em particular da ciência natural (física).
Quanto ao primeiro ponto, devemos dizer que a ciência é uma qualidade existente na alma como sujeito, ou uma coleção de algumas dessas qualidades que informam à alma. (...)
Passando ao segundo ponto, urge saber que se torna a “ciência” em muitos sentidos, de modo que há várias acepções que não se subordinam umas às outras.  Numa acepção, “ciência” é certo conhecimento de alguma verdade. Em outro sentido, toma-se “ciência” como conhecimento evidente, ou seja, quando se diz que sabemos não somente devido ao testemunho de outros, mas também assentimos, mediata ou imediatamente, sem que ninguém o conte, por algum conhecimento incomplexo de certos termos.
Num terceiro sentido, “ciência” significa o conhecimento evidente de uma verdade necessária. Não se conhecem dessa forma as coisas contingentes, mas os princípios e as conclusões que deles se seguem. (...) É o conhecimento evidente de uma verdade necessária, produzido pelo conhecimento evidente de premissas necessárias aplicadas pelo raciocínio silogístico. (...)
Em quarto lugar, considere-se a ciência natural mais em particular, vendo-se com o que se ocupa, como se distingue das outras ciências, em que parte da filosofia entra. (...) A filosofia natural se ocupa principalmente com as substâncias sensíveis e compostas de matéria e forma, e secundariamente com algumas substâncias separadas. (...) Dir-se-á que a ciência real trata de coisas e, sendo a Filosofia uma ciência real, deve-se versar sobre coisas e, por conseguinte, não se reduz a intenções da alma. (...) Saiba-se, contudo, que não se nega ser a lógica uma ciência real como se não fosse coisa, pois é uma coisa tão real como a ciência da natureza.

Dicionário Filosófico

Navalha de Ockham – Nas palavras do próprio filósofo é um princípio onde "não se deve multiplicar os entes se não for necessário”. Também diz que "as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário, a natureza é por si econômica e não se multiplica em vão".

Habilidade: elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo

1 – Ockham foi um teólogo escolástico inglês. Pesquise o que foi a escolástica.
2 – Ao estudar a filosofia natural de Aristóteles, Ockham diz que irá expor o termo “ciência” em quatro modos. Faça a relação de acordo com os modos.
(A) A ciência de modo geral
(B)  O significado do termo ciência
(C)  Inferências sobre o significado
(D) A física aristotélica como ciência específica
(   ) Investigação de coisas (substâncias sensíveis compostas de matéria e forma)
(   ) Conhecimento evidente de uma verdade necessária inferida do silogismo
(   ) Conhecimento de alguma verdade; Roma é uma grande cidade
(   ) Disposição do espírito para conhecer; hábito da alma em entender alguma coisa

Portal da Ciência - 25 de jun de 2016

3 – Os astrônomos têm duas maneiras para determinar quanto de matéria preenche o Universo. Eles somam tudo que vêem. E medem a velocidade de movimento dos objetos visíveis, aplicam as leis da física e deduzem quanto de massa é necessário para gerar a gravidade que retém esses objetos. Desconfortavelmente, os dois métodos dão diferentes respostas. a maioria dos astrônomos conclui que alguma massa invisível se esconde lá fora – a alusiva matéria escura. (Milgron, Mordehai. In: Scientific American Brasil, Ano 2, nº 17, outubro 2003). 
De acordo com Arnaldo Vasconcellos "já que existem duas imagens de natureza e de ciência: (...) a MOND e a da matéria escura que procuram estabelecer o porquê das discrepâncias gravitacionais (conforme o gráfico acima), como se aplicaria a navalha de Ockham"?
( ) Na teoria que tem o nome de matéria escura descoberta por Fritz Zwicky em 1933
( ) Na MOND (Dinâmica Newtoniana Modificada) que é uma tentativa teórica em alterar a segunda lei de Newton, que trata sobre a aceleração. Nesta alternativa não seria, a priori, necessária a existência de uma matéria escura.
4 – Qual destas explicações parece ser ad hoc?
( ) A de que existe uma matéria e uma energia escura
( ) As explicações MOND (Modified Newtonian dynamics) as WIMPs (Weakly Interacting Massive Particles)
5 – (VESTIBULAR) Qual formulação designa melhor a expressão "navalha de Ockham"? 
A) O princípio de economia de pensamento: não multiplicar os seres sem necessidade.
B) A negação dos universais: eles são apenas abstrações das formas das coisas.
C) Separação entre a Igreja e o Estado: o poder temporal não compete à primeira.
D) Ceticismo em teologia natural: neste campo, a existência de Deus é apenas provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário